Sinusectomia ou Cirurgia para Sinusite
Sinusites crônicas, sinusites agudas de repetição e alguns casos de sinusites agudas refratárias ou complicadas necessitam de cirurgia para abertura dos seios da face.
Nesse procedimento é realizada a ampliação e abertura das vias de drenagem dos seios da face e remoção de pólipos e secreções retidas. Pode ser associada às cirurgias de septoplastia
e de turbinectomia.
A abertura pode ser limitada aos seios da face anteriores (maxilar, etmoide e frontal) em casos de sinusites agudas e crônicas localizadas ou sinusites agudas de repetição ou pode se estender a todos os seios da face em casos de sinusites crônicas difusas. A tomografia computadorizada dos seios da face auxilia na decisão da extensão da cirurgia.
A cirurgia é realizada sob anestesia geral, ou seja, o paciente dorme durante todo o procedimento e não sente nenhuma dor.
É realizada completamente por dentro do nariz, com auxílio de uma câmera e não há nenhum corte ou ponto externo.
Não há alterações da estética nasal e não ocorre nenhuma mudança no formato do nariz.
O tempo de duração é variável e depende do número de seios que precisarão ser abordados e da presença ou não de pólipos nasais.
O pós-operatório não costuma ser doloroso, mas pode ocorrer uma sensação de pressão na face ou uma sensibilidade na ponta do nariz. Também é normal escorrer um pouco de sangue nos primeiros dias, já que ficam alguns coágulos retidos dentro do nariz. Essa babação melhora com a realização das lavagens e remoção desses coágulos.
Devem ser tomados alguns cuidados específicos para diminuir o risco de sangramento, como repouso por 10 dias, realização de compressas de gelo na região do nariz, alimentação morna ou fria, banhos mornos ou frios, evitar ambientes quentes e evitar exposição solar. Exercícios físicos devem ser evitados por 30 dias.