O que causa o desvio de septo?
Septo nasal é a estrutura que divide o nariz em fossas nasais direita e esquerda. É um estrutura formada por osso e cartilagem.
O desvio de septo é bastante comum, acometendo cerca de 80% das pessoas, e acontece quando o septo entorta para um dos lados, estreitando a passagem do ar.
Isso, na maioria das vezes, ocorre durante o próprio crescimento do nariz e da face, quando o septo cresce mais do que o nariz e desvia para “caber” dentro da cavidade nasal. Outra possibilidade é o aparecimento do desvio após algum tipo de trauma nasal, como acidentes automobilísticos e pancadas na face.
Nem todos os desvios causam sintomas e, por isso, nem todos os desvios precisam ser tratados.
Quando são sintomáticos, a principal queixa é nariz entupido. A obstrução costuma ser unilateral e fixa. Também pode causar roncos e sinusite de repetição.
O tratamento inicial costuma ser clínico com o uso de medicações anti-inflamatórias nasais. O intuito desta abordagem é reduzir os cornetos nasais, que são estruturas responsáveis pelo aquecimento e umidificação do ar e que crescem quando o nariz está inflamado. Muitas vezes, quando os cornetos diminuem já há melhora dos sintomas obstrutivos, mesmo sem necessidade de corrigir o desvio.
Nos casos refratários, é indicada a cirurgia para correção do desvio.
Na sessão de “CIRURGIAS” você encontrará mais detalhes sobre esse procedimento no tópico “SEPTOPLASTIA”.