Acesso Endoscópico para Hipófise
A hipófise é uma glândula localizada na base do nosso cérebro e que é responsável por controlar a secreção da maioria dos hormônios do nosso corpo.
Por vezes, podem-se desenvolver tumores nessa glândula que alteram o padrão de secreção hormonal ou que comprimem as estruturas nervosas adjacentes, como por exemplo o nervo óptico, causando perda visual.
Como a hipófise se localiza na base do crânio é possível acessá-la por dentro do nariz para realização de biópsia e remoção desses tumores. É utilizada uma câmera conectada a um
sistema de vídeo que permite adequada visualização da glândula e das estruturas cerebrais ao redor.
Essa cirurgia é realizada em conjunto com o neurocirurgião, sob anestesia geral e com todos os parâmetros do corpo muito bem controlados pela equipe anestésica.
A vantagem de realizar o acesso pelo nariz é um pós-operatório com menor risco de complicações graves, menor tempo de UTI e a possibilidade de corrigir alterações nasais no
mesmo procedimento, como desvios do septo, por exemplo.
O pós-operatório em geral não costuma ser muito doloroso, porém é comum haver uma sensação de peso e pressão na face. No primeiro dia, o paciente ficará com um tampão no
nariz para reduzir o risco de sangramento. Nos casos em que há fístula liquórica no intra-operatório, esse tampão é mantido por mais tempo.
O nariz costuma ficar obstruído por cerca de uma semana, até a remoção do splint nasal, um curativo deixado dentro do nariz para auxiliar a cicatrização.
Pode haver também alteração na percepção dos cheiros, que em geral, tende a melhorar com a melhora da respiração e diminuição do inchaço no pós-operatório.
O tempo de duração da cirurgia é variável e depende da extensão do tumor, da presença de doenças nasais associadas e da ocorrência ou não de fístula liquórica durante o procedimento.
Devem ser tomados alguns cuidados específicos para diminuir o risco de sangramento e complicações como repouso, realização de compressas de gelo na região do nariz, alimentação
morna ou fria, banhos mornos ou frios, não assoar o nariz, evitar ambientes quentes e evitar exposição solar. Exercícios físicos devem ser evitados por 60 dias.
abril 14, 2023