Turbinectomia ou Turbinoplastia
É a cirurgia que diminui o tamanho dos cornetos nasais e frequentemente é associada à cirurgia de correção do desvio de septo.
Cornetos são as estruturas dentro do nosso nariz que aquecem e umedecem o ar durante a respiração. Eles podem crescer na presença de doenças inflamatórias nasais, como as rinites, e o principal sintoma que causam é a obstrução nasal.
A cirurgia é realizada sob anestesia geral, ou seja, o paciente dorme durante todo o procedimento e não sente nenhuma dor. É removido cerca de um terço do tamanho do corneto para permitir a melhor passagem de ar pela cavidade nasal.
O procedimento é feito totalmente por dentro do nariz, com auxílio de uma câmera e não há nenhum corte ou ponto externo.
O pós-operatório não costuma ser doloroso. É normal escorrer um pouco de sangue nos primeiros dias, já que ficam alguns coágulos retidos dentro do nariz. Essa babação melhora com a realização das lavagens e remoção desses coágulos.
Devem ser tomados alguns cuidados específicos para diminuir o risco de sangramento, como repouso por 10 dias, realização de compressas de gelo na região do nariz, alimentação morna ou fria, banhos mornos ou frios, evitar ambientes quentes e evitar exposição solar. Exercícios físicos devem ser evitados por 30 dias.