Nasofibrolaringoscopia

Exame realizado nos pacientes que apresentam queixas nasais como nariz entupido, secreção nasal, alterações do olfato, dores de cabeça, coceira nasal, espirros, sangramento ou queixas laríngeas, como rouquidão, pigarro, dor de garganta, tosse e dor ou dificuldade para engolir.

É utilizada uma pequena câmera conectada a um sistema de vídeo que é introduzida por ambas as narinas, através da cavidade nasal, chegando até o nível das cordas vocais.
O objetivo é visualizar toda a via aérea superior (nariz, faringe e laringe) para garantir um diagnóstico preciso das doenças respiratórias.

Também é realizado no pós-operatório das cirurgias nasais para realizar curativos, remover crostas e acompanhar a cicatrização da mucosa.

Através desse exame é possível diagnosticar doenças como sinusites agudas e crônicas, pólipos nasais, rinites, hipertrofia de adenoide, rinofaringites, desvios de septo, aumento dos cornetos, nódulos e cistos nas cordas vocais, alterações de movimento das cordas vocais, entre outras.

abril 14, 2023